O MEC Ministério da Educação

O MEC (Ministério da Educação)

O MEC (Ministério da Educação) é uma entidade administrativa criada pelo governo federal.

O objetivo do Ministério da Educação;

  •  Planejar;
  • Fiscalizar;
  • Implementar políticas públicas na área, do ensino fundamental e aos níveis superior e técnico.

Através da tecnologia e dos meios de comunicação o MEC criou algumas mudanças favorecendo a classe média para que ela possa ter acesso à educação superior.

Projetos do MEC:

  • PROUNI (Programa Universidade para Todos);
  • ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio);
  • FIES (Fundo de Financiamento Estudantil);
  • A história do Ministério da Educação

O MEC surgiu no governo Getúlio Vargas, a instituição era conhecida como Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública. Naquela época o MEC era responsável pela educação e também nas áreas da saúde, esporte e meio ambiente.

O MECO Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que desde o ano de 2007 vem oferecendo assistência financeira e técnica a escolas municipais e estaduais, permitindo que elas possam se organizar através de um planejamento estratégico.

Outro esforço importante que o ministério tem feito nos últimos tempos é pela construção de uma Base Nacional Comum Curricular, visando a unificação e equidade do nível de educação que é oferecido pelas escolas de norte ao sul do país.

  • A data que o Ministério da Educação surgiu

Oficialmente, o MEC foi criado no ano de 1930 e está prestes a completar um século de atividades. No início ele tinha que se desdobrar para dar conta de assuntos variados como educação, saúde e meio ambiente.

Hoje o MEC (Ministério da Educação) é totalmente focado na Educação buscando integração entre instituições, professores, gestores e alunos.

Desde 1934 a educação é um direito de todos os brasileiros, previsto na Constituição Federal e a sigla MEC passou a ser usada somente em 1953.

Após várias transformações, divisões e reorganizações, o ministério se tornou exclusivo dos assuntos educacionais em 1995.

  • Missão e valores

Desde 1996, após a sua última reforma, o MEC tem como missão estabelecer parâmetros e diretrizes as instituições de todo o Brasil.

Paralelamente a isso, a formação do educador também passou a ser melhor planejada e as exigências se tornaram maiores também, no sentido de que o governo passou a cobrar um melhor nível de profissionalização dos professores e, em contrapartida, começou a patrocinar e incentivar ainda mais esse tipo de carreira.

  • Quais os tipos de cursos que o MEC reconhece

O MEC tem o poder de reconhecer cursos tanto na modalidade presencial quanto à distância, entre graduação, cursos sequenciais, de extensão e pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu).

O reconhecimento é importante porque sem ele os diplomas emitidos não têm nenhuma validade em território nacional, então, é preciso estar sempre atento e andar em conformidade com a legislação.

Para saber mais sobre o MEC acesse: http://portal.mec.gov.br/institucional/historia

Já conhecia todos esses detalhes do (MECMinistério da Educação? Não se esqueça de deixar seus comentários e continuar acompanhando tudo por aqui com outros temas relacionados.

Indicando Cursos Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *