Cursos Online e os Cursos Livres

      Cursos Online e os Cursos Livres                   

Os Cursos Online e os Cursos Livres são empresas que oferecem cursos online.

Em variadas categorias e especialidades com preços baixos e qualidade elevada, ainda contando com certificado no final do curso.

Os cursos online que são reconhecidos pelo MEC são instituições de ensino que seguem as regras ditadas pelo MEC.

Ao contrario dos cursos Livres que não conferem títulos aos alunos.

Cursos Online e os Cursos Livres

Estudar é a forma mais indicada para aumentarmos as chances de obter um determinado trabalho, seja por motivo de aumento de salário ou também para realização de um sonho.

Sabemos que o estudo presencial é um empecilho para algumas pessoas, seja por possuir um trabalho externo que ocupa seu tempo.

Outro problema é as causas internas, como a responsabilidade de cuidar de crianças, idosos ou membros da família.

Os cursos online e os cursos livres vieram para ajudar essas pessoas.

Quer saber mais sobre essas modalidades de cursos? Tem dúvidas sobre suas funções? Ou simplesmente quer saber se eles podem te ajudar a alcançar seus objetivos?

Eu separei alguns pontos que irão te ajudar a sanar essas dúvidas. Basta ler o texto com atenção.

O que é um curso online

Os cursos online são cursos inteiramente virtuais, onde o aluno não tem nenhuma carga horária presencial. São oferecidos diversos temas com durações variáveis.

Quando o curso online também é considerado livre, ele não tem um pré-requisito quanto ao nível escolar do aluno. Eles podem ser grátis ou pagos.

Como funciona o curso online

Depois do cadastro nos sites que oferecem o curso online, o aluno escolhe o curso com o tema que mais o agrada e faz sua inscrição, alguns cursos são grátis, porém possuem menor duração e o certificado de término do curso é emitido online.

Os cursos pagos tem uma carga horária maior e o certificado é enviado em forma física pelo correio.

Além de possuir vídeos com as matérias muitas instituições oferecem apostilas para estudo e também a possibilidade de testes obrigatórios para a conclusão do curso e também disponibilizam testes não obrigatórios para que o estudante possa avaliar seu nível de aprendizado.

Quais as diferenças entre os cursos online e os Cursos livres

Os cursos online necessitam da tecnologia e podem acontecer com os professores e alunos em diferentes localidades e em diferentes momentos.

curso online pode ser pausado e recuperado depois quando o aluno tiver possibilidade.

Já os cursos livres referem-se a cursos que não necessitam de formação anterior do aluno, podem ocorrer em modalidade online ou presencial.

Quais os cursos que são reconhecidos pelo MEC e os que não são 

Os cursos reconhecidos pelo MEC são aqueles que são realizados por instituições de ensino que seguem os pré-requisitos ditados por ele.

As instituições são credenciadas e com o passar de determinado tempo após a aprovação os cursos são avaliados.

Curso online oferecido por instituições não cadastradas no MEC ou que tiveram uma nota baixa na fase de avaliação não são reconhecidos pelo Ministério.

Os cursos livres não precisam ser reconhecidos pelo Ministério da Educação, pois não conferem títulos aos alunos.

Quais as vantagens dos cursos livres e das facilidades que os mesmos oferecem

Os cursos livres oferecem a oportunidade de aprendizado para pessoas que não puderam terminar os estudos.

Esse aprendizado não está relacionado somente com adquirir conhecimento, mas como uma otimização oferecida a essas pessoas para aumentar as chances de conseguir vagas de trabalho.

Além disso, também são usados como forma de educação continuada para pessoas que estudaram, porém precisam manter uma atualização constante de conhecimento.

Por fim podemos concluir

Que os cursos online vieram para quebrar paradigmas sobre a educação eficiente, sobre a necessidade da presença do aluno juntamente ao professor e também sobre autonomia e esforço individual do aluno.

Outra coisa importante sobre o curso online é que não existe a necessidade de formação de turmas para início do curso, portanto cada aluno depende do próprio rendimento para concluir o curso.

Deixo abaixo 4 excelentes sites que possuem cursos online:

http://bravacursos.com.br/

http://www.cursos24horas.com.br/cursos.asp

http://www.portaleducacao.com.br

http://www.portaldecursosrapidos.com.br/

Apesar de não ter a interação direta com os professores os alunos tem como recorrer a eles ou a tutores em casos de dúvidas, o que não prejudica o aprendizado.

Os cursos livres não oferecerem titulação, mas, eles são importantes para o aprendizado de determinadas técnicas específicas dos assuntos que se especificam e são de grande ajuda na hora de disputar uma vaga de emprego.

Espero que esse texto tenha sanado algumas de suas dúvidas sobre o assunto. E não deixe de fazer seus comentários nos contando sobre as suas experiências com os cursos online.

Indicando Cursos Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *